TV Aparecida abre reflexão sobre Moradia Digna no programa Em Comunhão

13 de Fevereiro de 2026 by Milton Figueiredo
Religião TV
TV Aparecida abre reflexão sobre Moradia Digna no programa Em Comunhão

O programa Em Comunhão, que será apresentado pelo Irmão Marco Lucas, na quarta-feira de Cinzas (18/2), às 20h30, inicia o caminho de conversão e reflexão a partir da solidariedade e do compromisso social proposto pela Campanha da Fraternidade. A ação esse ano tem como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós”. A atração da TV Aparecida promoverá uma reflexão aprofundada sobre a campanha da Igreja Católica, destacando a moradia digna como expressão concreta da fé cristã e do compromisso com a vida.

Com a participação do padre Edvaldo Manoel de Araújo, o programa aborda o sentido da Campanha da Fraternidade, ressaltando que ela nasce do Evangelho e não apenas de uma pauta social. A proposta da Igreja é provocar conversão e mudança de atitudes, especialmente durante o tempo da Quaresma, traduzindo o tema da moradia para o cotidiano das pessoas. Assim, o programa destaca formas práticas de vivenciar a Campanha no dia a dia, como o cuidado com o próximo, a atenção às realidades mais próximas e pequenas atitudes de fraternidade que fortalecem a dignidade humana.

Outro tema abordado por padre Edvaldo será “A Moradia Digna e a Transformação de Vidas”. E para falar mais sobre o tema, o especial contará com a participação online de Laís Duanne, gerente de operações da TETO Brasil, que  mostrará a atuação da ONG Reparação, a qual reforma casas de famílias em situação de vulnerabilidade.

Já o padre Alfredo Gonçalves, assessor do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM/CNBB), vai se aprofundar na temática da migração, destacando também o trabalho da Missão Scalabriniana Pari. A abordagem evidencia que migrar, muitas vezes, é uma necessidade, não uma escolha, seja dentro do próprio país ou para outras nações.

Encerrando o especial, o Em Comunhão abordará a realidade das pessoas em situação de rua e ausência de moradia, com a participação de Bruna Oliveira, assistente social, que apresentará o projeto Fraternidade na Rua RJ. Serão destacados os caminhos que levam à situação de rua, como perda do trabalho ou rompimentos familiares, além das perdas associadas à ausência de uma casa: dignidade, vínculos e perspectivas.

Em Comunhão, quarta-feira, às 20h30